quinta-feira, 2 de julho de 2015

*Corte Químico


Olá, meninas!
Recentemente falei sobre o ombré hair e expliquei que as alisadas não devem fazer pois pode estragar o cabelo e ter corte químico. Hoje vou falar sobre o que é o corte químico, e dar dicas de como salvar o cabelo.

---------------------------------------------------------------------------------------


O que é corte químico? E porque acontece?

O corte químico acontece quando ocorre uma desestruturação na fibra capilar, os fios ficam fragilizados que se partem e caem, muitas vezes na hora do enxágue mesmo, depois do procedimento. O corte químico pode ocorrer por alguns motivos, como alisamentos em excesso, mechas e luzes feitas com o cabelo fragilizado por outro processo químico, erros de aplicação dos produtos tanto no tempo de pausa, excesso, força do alisante, etc...
Um dos motivos mais comuns que acontece por falta de conhecimento, é a incompatibilidade entre químicas, por exemplo: se você fizer um relaxamento  com um produto a base de amônia e depois fizer um com hidróxido de sódio, pronto! O seu cabelo vai quebrar e cair. Depois de fazer a aplicação do produto em seu cabelo, você vai olhar o resultado e, constatar que seu cabelo partiu, ou seja, que ele se quebrou todo, é um verdadeiro terror para toda mulher! É assim que acontece o corte químico. Por isso, é importante fazer o teste de mecha antes de qualquer procedimento e saber sempre que tipo de química foi usada em seu cabelo, para não correr o risco de sofrer o corte químico.
----------------------------------------------------------------------------------------

*Sintomas de cabelo com Corte Químico*

Ø  O cabelo quebra com muita facilidade como se estivesse se desmanchando
Ø  Fica cheio de pontos brancos de ressecamento e pontas duplas, triplas e até quadruplas
Ø  Fica muito elástico, quando você puxa um fio, ele vai e volta
Ø  O cabelo fica emborrachado, opaco e áspero
Ø  O cabelo pode cair aos montes (se o procedimento foi feito na raiz), e em algumas partes cicatrizar liso, neste caso a alopecia poderá ser permanente (procure um dermatologista urgente).

Se você está com alguns desses sintomas, com certeza seu cabelo sofreu danos na fibra capilar.



*Primeiros Passos*


A primeira coisa a fazer após o corte químico é uma reconstrução. Nenhum outro tratamento vai ajudar nesse momento, porque o que o cabelo precisa, em primeiro lugar, é de massa, é de proteína, e quem fornece isso é a reconstrução. Hidratação e nutrição são ótimos, mas não é, de imediato, do que o cabelo precisa.
Qual reconstrução usar? A melhor que você puder pagar! A minha sugestão é, sempre, o Extreme Up, que é um levanta defunto. Ele vai resolver? Claro que não, porque serão precisos meses de tratamento pra que o cabelo melhore, mas ele vai dar o suporte necessário para que o cabelo sobreviva.
Existem outras boas reconstruções? Sim, aos montes, e você precisa fazer alguma, e isso no mesmo dia do corte químico. Não tem nenhuma? Use queratina! A queratina não vai salvar seu cabelo, porque uma boa reconstrução tem muito mais que queratina, mas ela vai segurar até que você vá em algum salão ou compre alguma máscara. Se o corte químico aconteceu no salão, faça a reconstrução e peça pra secar e escovar o cabelo, mas com muito cuidado, porque  o cabelo com corte químico demora muito pra secar e embola completamente, e isso faz com que ele quebre mais facilmente.

Dependendo do tamanho do estrago, sugiro cortar o cabelo. Sei que isso é de arrasar com qualquer ser vivente, mas é muito melhor ter um cabelo curto, mas “simétrico”, do que ter um cabelo longo todo irregular e partido! No meu último corte químico, cortei um pouquinho o cabelo, antes da reconstrução, e isso ajudou a disfarçar o estrago. Depois mantive a rotina de sempre fazer um cronograma capilar, que nos próximos posts vou explicar como fazer.



Um comentário:

  1. Oi linda, lembro de você do Picnic das blogueiras! Super fofo seu blog! <3
    Beijos.
    www.pricity.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Gostou? Então deixe aqui seu comentário.