quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Cutting: Automutilação - Você com certeza já ouviu falar!

Olá, hoje o assunto que vai ficar entre aspas aqui no blog é a tão conhecida automutilação, você com certeza já ouviu falar, já pode ter passado por isso ou ter conhecido alguém que sofra desse transtorno. Mas Jéss, porque falar de assuntos tão complicados no blog? Decidi criar pelo menos 1 post na semana abordando assuntos polêmicos, conversar com pessoas que precisam de ajuda, entender um pouco sobre as pessoas e os seus medos. Decidi falar sobre assuntos que a maioria no mundo da blogsfera não aborda e que são super sérios. Então vamos lá! 



Automutilação. 


"Mas afinal, o que é a automutilação? Caracteriza-se por um comportamento intencional envolvendo agressão direta ao próprio corpo sem intenção consciente de suicídio. Ou seja, o mutilador não tem a intenção de interromper a própria vida, ele busca, através deste meio, uma forma de subliminar a própria dor emocional, através da dor física causada. Na maioria dos casos está associado ao Transtorno de Personalidade Borderline, no entanto, pode ocorrer também em pessoas com depressão, transtorno afetivo bipolar, síndrome do pânico, bulimia, anorexia, vítima de bullying, esquizofrenia, entre outros."


Algumas pessoas levam esse assunto na brincadeira, acham que é palhaçada e que a pessoa que sofre desse transtorno mental está querendo chamar atenção, de certa forma ela está tentando chamar atenção sim, chamar atenção para a dor dela, para a briga interna que acontece dentro de si mesma todos os dias. Automutilação sempre anda junto com o complexo de inferioridade e o bullying, a pessoa que se corta acha que se auto mutilar vai passar o sofrimento por um momento! Ou seja, curando uma dor com outra.  Eu já conheci várias pessoas que se auto mutilam e reparei que elas não querem tirar a vida porque a maioria dos cortes são na horizontal, elas só querem amenizar o que sente, é como se fosse um scape sabe? Automutilação é um transtorno mental que deve ser tratado com bastante atenção e carinho além da ajuda de um psiquiatra e quanto mais cedo for tratado mais chances de diminuir a prática. 


SE CORTAR AMENIZA A DOR?

Não! Na cabeça de quem se corta é a resposta vai ser sim porém isso não passa do psicológico dizendo que se você se cortar ignora o sofrimento que está passando por um momento 


Dizer "Quem quer se mata e não fala nada", "Se mata logo, não vai fazer falta" não vão adiantar em nada, você já se pôs no lugar da pessoa? Você tem ciência dos problemas que ela passa na vida dela? Você gostaria que o mundo desse as costas pra você ou que pessoas apoiassem a sua morte? A vida é uma dádiva que Deus nos deu e até que provem ao contrário ela é uma só, valorize as pessoas e tenha amor ao próximo. 



Como descobrir que alguém se auto mutila? 

São pequenos cortes pelo corpo e grande partes deles geralmente ficam escondidos por baixo de casacos ou roupas que tapem. O lugar mais comum é o pulso mas eu já vi casos de pessoas que até a língua chegam a cortar. Quando os cortes são no pulso sempre é tapado por pulseiras, relógios, munhequeiras. A maioria das pessoas que passam por isso são adolescentes, começa com cerca de 13 anos de idade e estudos comprovam que em casa 12 adolescentes pelo menos um se corta. 



Um exemplo de superação da Cutting: Demi Lovato







Pra quem não sabe a Demi Lovato começou a se cortar com 11 anos de idade, ela sofria bulliyng e depressão, ela sentia vergonha de si mesma e por isso usava a automutilação como forma de scape para ignorar o sofrimento que passava. Ela chegou a ir parar em uma clínica de reabilitação para tratar dos seus transtornos alimentares, problemas com automutilação e bipolaridade. 

Sobre o “Stay Strong” nos pulsos:
”Eu acho que a tatuagem com maior significado para mim é “Stay Strong”. Foi uma das minhas primeiras tatuagens assim que saí da reabilitação, a primeira coisa que fiz foi tatuar “Stay Strong” porque inúmeros fãs estavam me falando essa frase e isso me ajudou a passar por um período complicado. Qualquer hora que eu me sentisse favorável a mutilação ou outra atitude maléfica a minha saúde, era só eu olhar para a tatuagem e continuar forte”.

Como ajudar alguém que sofre com isso?

Faça a pessoa se sentir querida e amada e além disso mostre pra ela que a mesma não está sozinha, apoie, dê atenção, mostre as coisas boas da vida, crie um sorriso no rosto dela. Faça coisas legais, mostre novidades, ocupe a mente dela com coisas boas e a faça esquecer dos problemas. 





Por fim, se você se sente sozinho saiba que não está, se quiser conversar comigo e me mandar sua história é só mandar um email para jess.bessa@live.com   É isso aí amores, não se esqueça de seguir o blog ok? beijos da Jéss e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então deixe aqui seu comentário.