1 - Ladrão do Tempo - John Boyne
O primeiro livro que escolhi foi o último que eu terminei de ler e amei. O nome é ''O Ladrão do Tempo'' e o autor dele é o John Boyne - mesmo autor do livro ''O menino do pijama listrado''. Vale ressaltar que esse livro é o primeiro romance do autor, então não espere se debruçar em lágrimas com esse livro!Bom, o personagem principal - Matthieu Zéla - narra a sua história que se inicia no ano de 1758 em Paris quando ele resolve sair da cidade e ir para Inglaterra, depois de ter visto a própria mãe ser assassinada pelo padrasto. Então ele embarca e leva o irmão menor, Tomas, consigo. Até aí parece ser uma história normal, né? O problema todo é que Matthieu não envelhece, então antes de acabar o século XVIII ele descobre que parou de envelhecer. Isso proporciona-o viver momentos inéditos durante a sua vida, por exemplo, Revolução Francesa, quebra da bolsa de NY. E em cada época ele faz algo diferente.
Esse livro é pra quem curte história e pra quem não curte começar a ver a história com outros olhos, sem ser por obrigação escolar. É como se estivéssemos no momento exato em que tudo aconteceu. Ah, lógico que tem romance também. Mas isso eu vou deixar pra você que vai ler o livro descobrir.
Pra quem se interessar mais pelo livro e quiser uma resenha completa, clique aqui.
2 - A culpa é das estrelas - John Green
Clássico de 2014, apesar do livro ter sido publicado dois anos atrás. Quando eu comecei a ler eu já sabia de praticamente tudo o que iria acontecer ao decorrer do livro e imaginei que eu não me emocionaria. Mas o John Green tem uma linguagem que nos envolve muito na história e quando acontece.... (sem spoiler), não tem como não chorar ou pelo menos ficar ''mas por quê que tem que ser assim?!''Então no livro a Hazel tem câncer no pulmão desde os 13 anos - ela tem 16 - e sabe que a doença é terminal. E aí, então, conhece o Augustus, que perdeu uma
perna devido a um osteosarcoma (doença que afeta os ossos), em um grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Durante o livro, Hazer lê outro livro que é ''Uma Aflição Imperial'' e tal livro a deixa cheia de dúvidas que ela tem a oportunidade de tirá-las com o autor desse livro...
Se você tiver na bad, aconselho a não ler. (hahaha)
3 - O amor nos tempos de cólera - Gabriel García Marquez + Cem anos de Solidão
Esses dois livros são os meus xodós. Ganhei um box de aniversário com três livros do Gabriel Garcia Marquez, até agora já li dois e amei. Ele faleceu recentemente - 2014 - e ganhou o Nobel de Literatura, como também foi considerado um dos autores mais importantes do século XX.Vou falar primeiro do livro ''Cem anos de solidão''. Tudo começa numa aldeia (cidade) fictícia chamada ''Macondo'' que foi fundada pela família Buendía. Existem várias gerações dessa família (inclusive no livro vem uma árvore genealógica bem bonitinha explicando) e a história se passa durante as várias gerações; os netos, bisnetos, trinetos... Sendo que Úrsula - que faz parte da primeira geração - está em presente nas outras gerações (ela viveu cerca de 120 anos). E uma coisa peculiar desse livro é que dependendo do nome do personagem, ele possui uma característica que não muda.
Tal família tem uma maldição que só será desvendada ao descobrir como ler o pergaminho de Melquíades - o cigano que foi amigo de José Arcádio Buéndia, da primeira geração . Não tenho como explicar o quanto esse livro me encantou. Tive que ler e anotar os nomes dos personagens pelo fato de ter nomes iguais - José Arcádio (pai), José Arcádio (filho), José Arcádio Segundo - e existir muitos personagens na trama... (hahaha)
Segue o link para quem quiser saber um pouco mais sobre o livro: clique aqui!
''Amor nos tempos de cólera'' é um romance verídico, inclusive é a história dos pais de Gabriel García Marquez que ele adaptou para os livros. Conta a história de Gabriel que se apaixona por Luiza, mas o romance enfrenta a oposição do pai da moça que tentou impedir a relação enviando Luiza ao exterior numa viagem
de um ano. Gabriel, sendo telegrafista, montou uma rede de comunicação que alcançava Luiza onde ela estivesse. Super fofo, né?
O Gabriel - autor - é muito criativo e as histórias dele não possuem só um foco, tanto que nesse livro tem essa história principal e tantas outras secundárias, mas muito interessantes.
4 - A menina que roubava livros - Markus Zusak
Esse é o clássico dos clássicos. Confesso que não gosto de ler o mesmo livro duas vezes ou assistir um filme duas vezes, só quando necessário. Mas esse livro, eu li umas 5 vezes e cada vez eu me apaixono mais.Não sei se é pelo fato do Markus colocar a Morte para contar uma história e nos prender com uma história intensa. Se você assistiu o filme, eu aconselho a ler o livro (sou suspeita para falar, mas eu prefiro livros à filmes - quando se trata de livros que viram filmes.)
A história se passa na Alemanha, no período Nazista. A Morte, que é narradora, conta a história de Liesel e nos afirma que teve contato com a garota em três ocasiões: na morte do seu irmão menor, quando estava sendo adotada; na morte de um piloto aéreo, quando ela estava com seu amigo Rudy; e na morte de seus pais, quando a rua em que moravam foi bombardeada. E bom, o roubo de livros se inicia, quando o irmão de Liesel morre e está sendo enterrado e o coveiro deixa cair um livro e ela rouba-o.
5 - Eu sou o mensageiro - Markus Zusak
É do mesmo autor do livro A Menina que Roubava Livros.Cara, esse livro é muito gostoso de ler. A linguagem é muito tranquila e a história é muito legal. O Markus Zusak tem um estilo muito bom de escrever.
O personagem principal é o Ed, taxista, órfão de pai; A sua companhia constante é um cachorro e os amigos do emprego. Acontece que um desses dias pacatos da sua vida eis que surge uma missão: algo muito importante, com o potencial de mudar algumas vidas. E o motivo disso ele não sabe.
É um romance junto com suspense e a cada dia descobre-se um novo lugar que Ed terá que ir e nesse local acontecerá algo que ele precisará vivenciar. Isso tudo começou porque ele conseguiu evitar um assalto a um banco, e aí depois disso começou a receber várias cartas de baralho com endereços.
É muito legal a história e como o autor desenvolve essa trama. Recomendo muito!
P.s: Eu tenho uma mania - obviamente quando o livro é meu - de marcar página, diálogos ou passagens que eu gosto e nesse livro eu praticamente sai marcando várias coisas legais e bonitinhas.
''Às vezes as pessoas são bonitas. Não pela aparência física. Nem pelo que dizem. Só pelo que são.''
6 - O nome do vento - Patrick Rothfuss
E por fim, O Nome do Vento que é meu queridinho também. A primeira vez que foi publicado foi em 2007, chegou aqui no Brasil, salvo engano, em 2009. É um livro de ficção. Então quem curte esse gênero, vai amar esse aqui! Juro!Bom, esse livro é um primeiro da série A Crônica do Matador do Rei. Trata de ficção e magia. Nesse primeiro livro é contada a história de Kvothe, um rapaz que pertence a trupe de artistas Edena Ruh, e tem a sua família assassinada pelo grupo chamado Chandriano. Kvothe passa, então, por momentos muito difíceis, mas consegue entrar na Universidade para aprender sobre magia. Contudo, o seu principal objetivo é descobrir tudo sobre o grupo Chandriano. O autor consegue misturar magia, música e vários elementos que nos fazem ficar vidrados na trama. Eu li 600 páginas em 2 dias.
P.s: Quem gosta de Harry Potter, seja o livro ou o filme, vai AMAR esse livro. Eu juro, cara. É um dos livros que eu mais gostei de ler e definitivamente eu não empresto pra ninguém!
Galera, esses são alguns dos meus livros preferidos que eu separei para falar um pouco para vocês. Comprei um recentemente sobre Mitologia Grega e vou terminá-lo de ler, junto com o do Gabriel e um outro que eu comecei a ler também. Vocês conseguem ler mais de um livro ao mesmo tempo? hahaha
Beijo,
Luiza.
P.s: Sobre os milhares de livros, olha esse site aqui.